terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Associação francesa lança nova moda masculina


Todos os dias somos deparados com novas ideias e novas tendências no mundo da moda. Mas até que ponto essa evolução de tendências tende a revolucionar um certo esteriotipo de vestuário que estamos habituados a ver?

Em 2007, é criada em França a Associação dos Homens de Saia, um movimento que defende os direitos dos homens de voltarem a usar saias como forma de igualdade social. Esta associação tem o objectivo de estimular o uso de saias, num estilo masculino, e também o de diversificar o guarda-roupa e o realce do corpo do homem. Os seus criadores afirmam que este tipo de saias não têm qualquer conotação sexual e não são saias de mulheres em corpo de homens, mas apenas são saias tipicamente masculinas.

A luta por esta igualdade preenche as páginas dos jornais na imprensa francesa e as opiniões sobre esta nova moda dividem-se cada vez mais. Uns, por ainda se encontrarem presos aos cânones da tradição, por questões religiosoas ou culturais, rejeitam esta nova tendência, alegando que o uso da saia é exclusivamente feminino. Outros, atrevem a opinar que esta nova moda é uma grande provocação aos valores da sociedade. Mas, por outro lado, há quem defenda que a sociedade está sempre em mudança e em pleno desenvolvimento e vê com bons olhos esta nova opção de vestuário. Muitos ainda consideram este movimento como uma reivindicação comparada às das mulheres, nos anos 60 e 70, quando estas lutaram pelo seu direito de usar calças como símbolo de libertação.

Como será em Portugal?
Em Portugal, o estilista Miguel Vieira, que segue o movimento à escala mundial e que participa no Salão Internacional dos Homens de Saia, afirma que o negócio está a crescer, tal como o número de emails de toda a parte do mundo a pedir a aquisição desta nova peça de vestuário.
A realidade é que, numa sociedade europeia, moderna mas simultaneamente conservadora, onde apenas nos habituámos ao seu uso através de tradições milenares, como por exemplo, o “kilt” escocês ou o traje mirandês em Portugal, repensar o uso da saia como vestuário usual é bastante complicado e apesar de haver voluntários na adopção deste novo estilo, ainda é bastante difícil assumi-la perante a sociedade.

Por enquanto, o uso de saias masculinas é do domínio das passerelles e ainda são poucos os que arriscam o seu uso no dia-a dia. Mas, num mundo em que os códigos do vestuário estão em constante mudança e onde os esteriotipos vão desaparecendo ao longo do tempo, o que mais poderemos esperar das novas tendências do mundo da moda?
ANA

1 comentário:

  1. Homens de saia não me parece...até posso ser apelidada de antiquada mas para mim esta moda é simplesmente ridicula...

    ResponderEliminar