quarta-feira, 22 de abril de 2009

Blogue vs Comunidade

Comparando estas duas aplicações web, o blogue é um espaço onde podemos publicar um mais vasto leque de artigos, no nosso caso, artigos culturais. Na comunidade já ficamos mais restritos a um tema, viagens pelo nosso país. Noutro aspecto que diferem é a organização dos items, na medida em que a comunidade é organizada em pastas e sub-pastas, ao passo que no blogue é mais descomplicado, sendo os posts vistos na página inicial e dispostos por ordem cronológica. Outra diferença encontrada é o facto da comunidade ter diferentes funcionalidades, a título de exemplo: votações, pastas só para imagens, fórum de discussão, calendário, etc. Por sua vez, o blogue também alguns gadgets adicionáveis, tais como: slideshow, twitter, os blogues seguidores, links com acesso directo aos seus sites, etc.

O blogue pode funcionar como um diário pessoal, ao contrário da comunidade que depende da interacção de várias pessoas, para que seja possível a troca de ideias e experiências. Esta última requere, também, um pagamento após um mês de utilização, contrastando com o blogue que é inteiramente grátis, tornando-o acessível a todos.

A nível da experiência que obtivémos com estas criações, é interessante verificar a participação e interacção de outras pessoas na comunicade (votações) e no blogue (comentários aos posts). Atendendo às funcionalidades, o trabalho é mais organizado, visto que podemos agrupar melhor as nossas ideias, dicas e experiências. No entanto, o trabalho do blogue é mais gratificante, pois podemos falar sobre os mais variados temas, dentro da ideia base, e inclui também os nossos interesses e gostos pessoais.



Sem comentários:

Enviar um comentário