sexta-feira, 13 de março de 2009

Sexta-Feira 13!


Cuidado, tenha muito cuidado! Hoje é sexta-feira 13 pela segunda vez num espaço de 2 meses. Se escapou ileso da primeira vez, prepare-se para um dia repleto de azar. Ou então não!

Supersticioso ou não, a verdade é que sexta-feira 13 é considerado dia de azar. E porquê?

São muitas as teorias que tentam justificar este dia. Muitos acreditam que se deve ao facto de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira 13 e, na sua ultima ceia, haver 13 pessoas á mesa. Esta, claro está, é a mais popular entre os cristãos, mas também há quem acredite na mitologia nórdica que, por sua vez, defende houve um banquete que incluía 12 Deuses convidados. Loki, o Deus do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado desencadeando uma luta que culminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí a superstição de que 13 pessoas à mesa dão azar. Há ainda quem atribua as culpas deste dia de azar ao rei Filipe IV de França que declarou ilegal, numa sexta-feira 13, a Ordem dos Templários, conduzindo todos os seus membros à prisão e à tortura. Por último, temos ainda a lenda da deusa do amor, Friga, cujo nome deu origem à palavra friadagr que quer dizer, especificamente, sexta-feira. Esta lenda conta a história das tribos nórdicas que, aquando da sua conversão ao cristianismo, transformaram Friga numa bruxa. Esta, em termos de vingança, passou a reunir-se todas as sextas-feiras com outras onze bruxas e com o diabo, fazendo um total de 13 seres maléficos, que rogavam pragas a todos os humanos.

A este dia vêem associadas as mais variadas superstições como por exemplo:

- O caso do famoso gato preto! Há quem acredite que se vir este animal neste mesmo dia, terá azar na sua vida. Mas por vezes, o azar é inteiramente do pobre bicho, no caso de você decidir descarregar toda a sua fúria e pontapear o animal só para ver se se livra da má sorte.

-A tesoura aberta! Há quem não consiga ver uma tesoura aberta porque acha que esta visão lhe trará azar. Mas feche-a com cuidado, caso contrário, terá mesmo azar e poderá, na pior das hipóteses, ficar sem um dedo ou parte dele.

-Partir um espelho! Dizem que a partir daí se seguem sete anos inteirinhos de azar. Isso irá, inclusive, depender do quanto você terá de pagar para comprar um espelho novo ou para reparar o que partiu.

-Passar por debaixo de umas escadas também assusta a maioria das pessoas supersticiosas pois, mais uma vez, trás má sorte. Passe ao lado, mas cuidado para não tropeçar na escada, pois poderá cair-lhe em cima o pintor seguido de várias latas de tinta.

O azar espreita a cada esquina meus amigos, e se de facto acredita neste dia, se é supersticioso, mantenha-se alerta, carregue consigo um talismã da sorte ou um trevo de quatro folhas e mantenha-se longe de todos estes condutores ao azar. Mas se por sua vez, não acredita em nada disto e o acha, inclusive, ridículo, atreva-se a desafiar o oculto e descubra por si próprio se o que a lenda reza é de facto verdade!

Como sugestão, aconselho, aos mais corajosos, a assistirem ao filme “Sexta-Feira 13” que se encontra ainda em exibição nos cinemas. Prepare-se para apertar o braço da pessoa ao seu lado e saltar da cadeira constantemente!

Passe uma boa sexta-feira 13 e boa sorte!
ERICA*

1 comentário:

  1. Ao contrario da maioria das pessoas eu gosto do numero 13!...Gostei da explicação, conhecia uma delas mas de facto já aprendi algo de novo hoje!

    ResponderEliminar