quinta-feira, 5 de março de 2009

TDT a caminho!


E o que é a TDT? Questionam vocês caros leitores. E é exactamente para vos tirar algumas dúvidas ou para vos dar a conhecer, que hoje posto, muito sucintamente, acerca deste assunto, pois considero que muitos portugueses ainda não possuem a informação necessária acerca desta mudança que aí vem.

O TDT é a sigla que significa, exactamente, Televisão Digital Terrestre. Passo então a explicar o que está prestes a ser introduzido no nosso país e como deve proceder à sua utilização.

Na sequência de uma decisão da Comissão Europeia, ficou estipulada a adopção de uma comunicação intitulada “'Acelerar a transição da radiodifusão analógica para a digital”, que visa o encerramento de emissões analógicas em todos os Estados-membros até 2012. Dar-se-á então a transição da televisão analógica, que é actualmente transmitida através de ondas hertzianas, para a televisão digital, transmitida por satélite ou cabo terrestre.

Quais as vantagens da TDT?

Esta nova Televisão Digital Terrestre vai constituir várias vantagens, como por exemplo:
- Melhor qualidade de imagem e som;
- Televisão de alta definição (HDTV);
- Compatibilidade com computadores e Internet;
- Convergência multimédia, uma vez que o formato digital permite a transmissão de dados, voz e imagem num mesmo suporte;
- Interactividade, criação de condições para o aparecimento de novos serviços e o acesso a mais informação;
- A maior dinamização, pela cobertura e popularidade do sistema terrestre, do desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento;
- Permite a disponibilização de mais canais gratuitos, para além da RTP1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores, uma vez que dispõe um 5º canal nacional e um canal em alta-definição;
- Permite, inclusivé, funcionalidades avançadas de utilização da televisão, sendo como guias electrónicos de programação (EPG), serviços avançados de informação e outros serviços interactivos.

Quais as desvantagens da TDT?

Apesar de aparentemente muito vantajoso, este novo sinal de transmissão televisivo que nos vai ser imposto, pode também causar algum incómodo na medida em que, apesar de ser uma transmissão gratuita, se o seu aparelho televisivo não for recente (uma vez que estes já possuem descodificadores) ou não possuir compatibilidade com esta transmissão, será necessário que adquira um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264. O mesmo acontecerá em relação à sua antena, mas se já for utilizador da recepção analógica terrestre e se dispôr já de uma antena de recepção UHF, apenas necessitará de adquirir o descodificador, caso contrário deverá proceder à instalação de uma antena UHF e adquirir o dito descodificador.
Estes serão então os preços a pagar para que lhe seja permitido receber transmissão televisiva.

Com vantagens ou desvantagens, a verdade é que lenta ou apenas, disfarçadamente, o digital está a tomar conta da nossa vida e do nosso mundo. A era analógica dará, por completo, lugar à era digital que veio para ficar e para evoluir.
ERICA*

Sem comentários:

Enviar um comentário