sexta-feira, 22 de maio de 2009

Hologramas, uma nova forma de actuar em palco!




A holografia é uma forma de se registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Foi concebida teoricamente em 1948 pelo húngaro Dennis Gabor, vencedor do Prémio Nobel de Física em 1971, e somente executada pela primeira vez nos anos 60, após a invenção do laser. É utilizada pela Física como uma sofisticada técnica fotográfica, para análise de materiais ou armazenamento de dados. Numa linguagem mais científica, os hologramas são registos de objectos que quando iluminados de forma conveniente permitem a observação dos objectos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registar as diferentes intensidades de luz proveniente da cena fotografada, os hologramas registam também a fase da radiação luminosa proveniente do objecto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objecto iluminado, permitindo reconstruir uma imagem com informação tridimensional.

Para além de já ter sido experimentado o uso dos hologramas na transmissão de telejornais no canal inglês CNN, um dos grandes exemplos que podemos ver é usado pelos Gorillaz, uma banda de estúdio proveniente do Reino Unido, que dá os seus concertos em forma de hologramas. Os próprios artistas raramente sobem ao palco, subindo apenas os artistas que são convidados para colaborar com os álbuns. Para além dos seus concertos fora do comum, conseguem fazer uma raridade na área do espectáculo, ao poderem actuar em dois sítios ao mesmo tempo.

http://www.youtube.com/watch?v=G-AhYnjKEzs

Aqui, podem ver a música Feel Good Inc., num dos concertos dados por esta banda, que, muito sinceramente, caracterizamos de única no mundo da música e de bastante versatilidade. Também é muito importante não esquecer que os Gorillaz já ganharam o prémio de Melhor Grupo do Mundo dos MTV Europe Musics Awards em 2005.


Com esta nova concepção de actuar em palco, daqui a uns bons anos quem veremos nos concertos? Os nossos artistas que tanto gostamos, ou apenas as suas imagens em hologramas?

ANA

Sem comentários:

Enviar um comentário